História da Câmara

A instalação da Câmara Municipal e da Cidade aconteceu dia 1ºde Janeiro de 1954 e contou com a presença de várias autoridades, como podemos conferir na ata da solenidade:

Ata da sessão solene de instalação do município de Araújos

A primeiro de janeiro de mil novecentos e cinquenta e quatro, no Edifício do Cine Suely, sob a presidência do senhor Dr. José Miguel Alves Costa, Juiz de Direito da Comarca de Bom Despacho, na conformidade com as disposições a respeito, reuniram-se em sessão solene as autoridades e pessoas gradas, com numerosa assistência popular, para o fim de se proceder instalação do Município de Araújos, criado nos termos da Lei nº 1.039 de dezembro de 1.953, com jurisdição sobre as circunscrições que têm por sede esta localidade que ora recebe os foros de cidade.

Aberta a sessão e constituída a mesa, o Senhor Presidente, convidando todos os presentes a se porem de pé e pronunciou, em voz clara e pausada, as seguintes palavras inaugurais: “Em virtude dos poderes que me foram outorgados, declaro inaugurado, digo, instalado município de Araújos, com jurisdição sobre as circunscrições que têm por sede esta localidade que ora recebe os foros de cidade, com a competência e atribuições que a Lei lhe confere e determina”. Sentando-se a seguir a Mesa e a assistência, o Senhor Presidente deu a palavra a Sra. D. Aracy Mesquita Santos, diretora das Escolas Reunidas de Araújos que produziu discurso alusivo ao sentido da solenidade, tendo falado mais os senhores Dr. Francisco de Aquino, Dr. Francisco Lopes Cançado, vereador José de Oliveira Brasil, Dr. Lúcio Sousa Cruz, representante do Secretário da Viação e Reny Rabelo, em nome do Governador do Estado. Ninguém mais fazendo uso da palavra, o senhor Presidente declarou encerrada a sessão, convidando os presentes a ouvirem a leitura desta ata, que foi assinada pelo Senhor Presidente, pelas demais autoridades e pessoas presentes.

Eu, Antonio Tavares Ferreira, escrivão ad-hoc, o escrevi a presente ata e a li ao termo da sessão cuja realização aqui se registra.

• Dr. José Miguel Alves Costa – Juiz de Direito da Comarca de Bom Despacho.
  • Reny Rabelo – em nome do Governador e Diretor do D.A.M.
  • Fernando (ilegível) – Intendente de Moema.
  • Pe. Alfredo Dohr – Vigário.
  • Dr. Roberto de Queiróz Cançado – vereador.
  • Dr. Lúcio Souza Cruz – representante do Secretário da Viação.
  • Jovelino Costa Rabelo – ex-prefeito.
  • Dr. Francisco Lopes Cançado – Prefeito de Bom Despacho.

Fonte: Livro de Posses e Instalação da Cidade e da Câmara Municipal – nº 1